terça-feira, 2 de julho de 2013

O SERMÃO EXPOSITIVO

 

      "Prega a Palavra" disse Paulo ao seu filho na fé Timóteo, se de fato a Palavra de Deus é inspirada.Então é muito importante que o pastor pense bem antes dele pregar, para que aquilo  ele fala, seja de fato a Palavra de Deus e que cumpra a sua razão de ser e que torna todo homem imperfeito habilitado para toda a boa obra.
O sermão expositivo é aquele que explora os argumentos principais da exegese, hermenêutica e faz uma exposição completa de um trecho mais ou menos extenso. O sermão expositivo é uma aula, uma análise pormenorizada e lógica do texto sagrado. Este tipo do sermão requer do pregador cultura teológica e poder espiritual.
O sermão expositivo é o método mais difícil, apreciado pelos que se dedicam à leitura e ao estudo diário e contínuo da bíblia, deve ser feito uma análise de línguas, interpretação, pesquisa arqueológica, e histórica, bem como, comparação de textos.


CARACTERÍSTICAS DO SERMÃO EXPOSITIVO
·         Planejamento
·         Poder abordar um grande texto ou uma passagem curta;
·         Interpretação mais fiel;
·         Análise profunda do texto;
·         Unidade, idéias subsidiárias devem ser agrupadas com base em uma idéia principal;
·         Não é suficiente apresentar só tópicos ou divisões;
·         Tempo de estudo dos pontos difíceis;
·         Pode ser abordado em série.
É muito comum o uso do sermão expositivo em pregações seriadas como conferências e estudo bíblico.

Um comentário:

  1. É bom encontrar blogs como o seu, blogs onde nos sentimos bem a ler o conteúdo, e sabemos que aqui há vida e a graça de Deus, fico feliz por ver está a ser um vaso nas mãos de Deus, Ele usa em poder e graça. Parabéns pelo seu blog. Se desejar visite o Peregrino E Servo,leia alguma mensagem e deixe a sua opinião.
    Ps. se ainda não segue faça-o agora eu vou retribuir seguindo o seu blog também. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir